Ser Jovem



Tumblr_melf33hr9c1ru4ag0o1_500_large
Ser jovem depende de pele, de idade, de ideias? Ser jovem se constata na cerdidão de nascimento ou no espírito de cada um? É possível ser jovem na infância e na adolescência? E na velhice? Será que todo jovem é realmente jovem na juventude?
Ser jovem é não perder o encanto e o susto de qualquer espera. É, sobretudo, não ficar fixado nos padrões da própria formação. Ser jovem é ter abertura para o novo na mesma medida do respeito ao imutável.
 É acreditar um pouco na imortalidade em vida, é querer festa, o jogo, a brincadeira, a lua, o impossível, o distante. Ser jovem é ser bêbado de infinitos que terminam logo ali. É só pensar na morte de vez em quando. É não saber de nada e poder tudo.
 Ser jovem é ainda acordar, pelo menos de vez em quando, assobiando uma canção, antes mesmo de escovar os dentes. Ser jovem não é dar bola para o síndico mas reconhecer que ele está na sua. É achar graça do riso, ter pena dos tristes e ficar ao lado das crianças.
 Ser jovem é estar sempre aprendendo inglês, é gostar de cor, xarope, gengibirra e pastel de padaria. Ser jovem é não ter azia, é gostar de dormir e crer na mudança; é meter o dedo no bolo e lamber o glacê.
 É cantar fora do tom, mastigar depressa e engolir devagar a fala do avô. É gostar de barca de Cantareira, carro velho e roupa sem amargura. É bater papo com a baiana, curtir o ônibus e detestar meia marrom.
 Ser jovem é beber chuvas, ter estranhas, súbitas e inexplicáveis atrações. É temer o testemunho, detestar os solenes, duvidar das palavras. Ser jovem é não acreditar no que está pensando exceto se o pensamento permanecer depois. É saber sorrir e alimentar secretas simpatias pelos crentes que cantam nas praças em semicírculo, Bíblia na mão, sonho no coração.
 É gostar de ler e tentar silêncios quase impossíveis. É acreditar no dia novo como obra de Deus. É ser metafísica sem ter metafísica. É curtir trem, alface fresquinha, cheiro de hortelã. É gostar até de talco. Ser jovem é ter ódio de cachimbo, de bala de jujuba, de manipulação, de ser usado.
Ser jovem é ser capaz de compreender a tia, de entender o reclamo da empregada e apoiar o seu atraso. Ser jovem é continuar gostando de deitar na grama. É gostar de beijo, de pele, de olho. Ser jovem é não perder o hábito de se encabular. É ir para ser apresentado ("-Já conhece fulano?) morrendo de medo.
 Ser jovem é permanecer descobrindo. É querer ir à lua ou conhecer Finlândias, Escócias e praias adivinhadas. É sentir cheiros raríssimos: cheiro de férias, cheiro de mãe chegando em casa em dia de chuva, cheiro de festa, aipim, camisa nova, marcenaria ou toalha lá do clube.
 Ser jovem é andar confiante como quem salta, se possível de mãos dadas com o ar. É ter coragem de nascer a cada dia e embrulhar as fossas no celofone do não faz mal. É acreditar em frases, pessoas, mitos, forças, sons, é crer no que não vale a pena mas ai da vida se não fosse isso.
É descobrir um belo que não conta. É recear as revelações e ir para casa com o gosto de seu silêncio amargo ou agridoce.
 Ser jovem é ter a capacidade do perdão e andar com os olhos cheios de capim cheiroso. É ter tédios passageiros, é amar a vida, é ter uma palavra de compreensão. Ser jovem é lembrar pouco da infância por não precisar fazê-lo para suportar a vida. Ser jovem é ser capaz de anestesia salvadoras.
 Ser jovem é misturar tudo isso com a idade que tenha, trinta, quarenta, cinquenta, sessenta, setenta ou dezenove anos. É sempre abrir a porta com emoção. É esperar dos outros o que ainda não desistiu de querer. Ser jovem é viver em estado de fundo musical de superprodução da Metro. É abraçar esquinas, mundos, espaços, luzes, flores, livros, discos, cachorros e a menininha com um profundo, aberto e incomensurável abraço feito de festa, cocada preta, dentes brancos e dedos tímidos, todos prontos para os desencontros da vida. Com uma profunda e permanente vontade de SER.
      (Artur da Távola, Ser Jovem e o começo meu livro de português).

7 comentários:

Juliana Borges disse...

Giugiu revendo o conteúdo do começo do ano *-* que orgulho amigaa haha
sucesso com o "novo" blog!
-xoxo

http://www.s2juuh.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Adorei o post e já copie pro meu diário.
Sou postadora nesse blog do link abaixo, faz uma visitinha lá.
http://aosdezesseisanos.blogspot.com.br/
Bjs e sucesso :)

Mariana disse...

Que lindo o texto, me identifiquei com várias partes dele.
Amei demais.
Já estou te seguindo de volta, seu blog é demais. Ah e posso te pedir uma coisinha? Está rolando um sorteio de uma paleta lá no blog, participa?
Link:modaetutorial.blogspot.com.br/2012/11/sorteio-paleta-macrilan-em-parceria-com.html
Beijos

elly disse...

Boa noite amore
passando rapidinho pra desejar
ótimo fim de semana
fique com Deus
Bjão ✿◠‿◠)✿
/(.”)__☆
/||\
_||_
www.coisasdeladdy.com

Unknown disse...

Nossa, que linda você. Escreve tão bem! Vamos ser escritoras? rs
Tudo bem com você?

fb group: AB - Amizade na Blogsfera.
@esteffanifontes, segue? Beijos!

seguindo, se quiser e puder, volte?
Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br
Seja bem vinda do meu blog.

ella disse...

Que lindo o texto,agente tem que ser jovem de alma que é o mais importante segui de volta more!
http://quinze-cerejas.blogspot.com.br/

Revista adolescente Evangélica disse...

Uau!Q texto lindo.Amei.Obrigado por me seguir flor,e fico ainda mais feliz,que tenha gostado do meu livro.Caso se interesse,me avise.
Beijinhos e volte sempre.
OBS:O seu blog é lindoooo!-_-
http://revistaadolescenteevangelica.blogspot.com.br/